«Vale de Tesouros» na Feira dos 16, em Cepelos, Vale de Cambra

«Vale de Tesouros» esteve presente, mais uma vez, no Parque S. João Batista, em Cepelos, Vale de Cambra, na tradicional «Feira dos 16».

Desta vez levamos já quatro livros da coleção, com lendas de quatro freguesias do concelho:

Cepelos – A Lenda do Cabeço do Outeiro dos Riscos, o primeiro da coleção, que conta a lenda de um padre em busca de um tesouro, no dito cabeço; e de saiotes vermelhos…

Rôge – A Lenda da Ponte do Castelo, que nos fala de dois homens que também eles quiseram resgatar um tesouro, nessa ponte, com a ajuda de bois.

Castelões – A Lenda da Moura e o Tesouro das Baralhas é a lenda de uma moura que ofereceu carvão, que talvez não fosse carvão…

Junqueira – A Lenda do Calhau do Tronco, a mais recente da coleção, que nos leva pelas veredas de uma moira fiandeira, que nos entregou em mãos uma grande responsabilidade.

Cada livro inclui um percurso para realizar nos locais, em família ou com amigos, dando a conhecer vários pontos de interesse das freguesias. A Lenda do Calhau do Tronco já tem o percurso assinalado com placas informativas, gentilmente cedidas pela junta de freguesia de Junqueira.

 

Num dia muito quente de agosto, demos assim a conhecer as nossas lendas e as nossas raízes aos habitantes da freguesia e aos de fora, aos emigrantes e aos residentes, às crianças e aos adultos.

Nesta festa anual que pretende celebrar e reviver tradições, fazia todo o sentido marcar presença e levar também a este evento a cultura e as tradições em forma de livro.

Foi um dia cheio de reencontros e conversas, nesta festa onde as pessoas gostam de voltar, ano após ano.

Obrigada pela vossa presença!

 

Os 4 livros da coleção de lendas «Vale de Tesouros» encontram-se à venda na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, na sede da Associação dos Amigos da Pontemieiro e na wook. Também podem ser adquiridos através de mensagem pelas nossas redes sociais: perfil facebook, página facebook instagram.

 

A «Feira dos 16» é um evento que promove e incentiva a criação de gado de raça arouquesa e é organizado anualmente pela Junta de Freguesia de Cepelos, pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e pela Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA); e conta também com a presença das associações da freguesia:

Associação Cultural Recreativa Educativa Cepelense (ACREC);

Associação Cultural e Desportiva de Vilar;

Associação de Desenvolvimento de Tabaçó;

ADCRA Viadal;

Coletividade para o Desenvolvimento Integral de Gatão (CDIG).

Este é um dia de festa que começa bem cedo com a chegada do gado ao Parque de Lazer de S. João Batista de Cepelos, para o desfile e concurso. Os animais da raça arouquesa vêm dos concelhos vizinhos e do próprio concelho de Vale de Cambra. 

Na feira há também espaço para a gastronomia tradicional, a feira de géneros e mostra de artesanato.

A feira dos 16, que já foi mensal, teve a sua primeira edição no início do ano de 1954, no lugar da Pontinha.

Na fotografia da esquerda, ao fundo, ainda é visível a anterior igreja . Foi demolida, quase na totalidade, três anos depois, para ser construída a que hoje temos, virada para o lado oposto.

«(…) a feira mensal dos 16, a nova feira de Cepelos, no lugar da Pontinha, que em princípios de 1954, foi inaugurada para dar apoio à parte interior/serrana do concelho e tinha duas secções:

1) no Largo das Presas e na Estrada para Gatão, organizavam-se as tendas de venda de mercearia e outros produtos de Feira / Mercado, da época;

2) no Largo por trás do Posto do Leite, realizava-se a Feira do Gado, muitíssimo concorrida pelos, na sua maioria, pobres lavradores da região, a ver se faziam algum dinheiro com a venda de gado, e pelos negociantes de gado, muito «lestos» e espertos a (se) aproveitar da ocasião.

Atingiu alguma notoriedade durante alguns anos nas transações de géneros alimentícios e gado bovino.»

Nota: As fotografias e as informações sobre a antiga feira retirei-as daqui, cujo texto e a seleção de fotografias são de Maria da Graça Gaspar Mendes de Pinho da Cruz, a minha querida professora de português.

Deixe um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recebe todas as novidades!

Subscreve a nossa newsletter e recebe todas as novidades sobre o Canteiro das Violetras.