Os Olhos do Mundo
O mar tem olhos azuis.
A floresta tem olhos verdes.
A terra tem olhos castanhos.
O mundo tem olhos de todos os jeitos, cores e tamanhos…
(Lalau)
O Afonso tem 8 anos e recebeu o livro «olha pelos teus Olhos e pelos teus Óculos».
Estávamos num convívio de amigos. Afonso foi deitar-se no sofá e leu o livro do princípio ao fim. Às vezes, voltava atrás nas páginas. Às vezes, fazia pausas. Depois, veio ter comigo e com o Luís (os autores do livro), cheio de perguntas. E foi perguntando, ora a um, ora a outro. Entre cada pergunta a cada resposta ficava uns segundos em silêncio, de olhos postos no livro. Terminada a sessão de perguntas, ainda sentado ao nosso lado, pôs-se a explicar o que entendeu de várias partes. E explicava bem! De vez em quando dizia «Agora é que eu percebi que…» enquanto apontava uma imagem ou uma parte do texto. E pelas explicações notava-se que, de facto, tinha percebido.
Como é óbvio, ficamos muito contentes quando vemos uma criança daquela idade passar tanto tempo sentada a ler e a reler um livro. E ter ali os autores à mão para perguntar tudo o que queria deixou-o muito entusiasmado.

As sessões com autores nas escolas são importantes por isso mesmo, proporcionam espaço para as crianças falarem sobre os livros e sobre as leituras, questionarem; saberem mais sobre o livro e sobre os autores. É uma forma de motivar para a leitura, mas também para a escrita. Perceber como nasce um livro – da ideia à publicação – desmistifica a ideia de que os escritores são uns iluminados que escrevem tudo bem, do início ao fim. Ao partilhar o processo, as dificuldades, algumas técnicas e hábitos, o escritor ajuda a consciencializar para o facto de que a leitura e a escrita se treinam, se aprimoram com a prática, e que não há fórmulas mágicas (o mesmo vale para os ilustradores), e que é possível superar dificuldades. E quando os alunos têm oportunidade de ler os livros antes das sessões, ainda mais proveitoso é este encontro. Foi o que aconteceu com o Afonso. E as crianças são críticos literários tão francos e confiáveis! Dizem-nos tanto sobre o livro, mesmo sem palavras ou discursos bem elaborados!
Hoje é Dia Mundial da Visão. Este dia é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro. É uma iniciativa levada a cabo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1998 e visa sensibilizar para a importância de manter uma visão saudável. A comemoração da efeméride é uma oportunidade para sensibilizar e motivar as crianças e a população em geral para a importância da prevenção dos problemas visuais e da realização de rastreios visuais regulares, que devem começar na infância.
O livro «olha pelos teus Olhos e pelos teus Óculos» pode contribuir para uma visão mais saudável, ajudando a criar hábitos quotidianos e a adotar medidas preventivas, tais como exames oftalmológicos regulares e cuidados médicos atempados. É um livro para todas as idades.
No livro «olha pelos teus Olhos e pelos teus Óculos» o tema da visão é abordado de uma forma simples (mas não simplista) e ilustrada. São 66 páginas de informações úteis e explicações detalhadas, dicas e conselhos, verdades e mitos, curiosidades, provérbios, poemas, jogos e até um pouco de história sobre os óculos, esse auxiliar da visão tão importante nos nossos dias.
As ilustrações são de Carla Anjos, a revisão de texto de Ana Monteiro. A edição da editora PraLer
O livro «olha pelos teus Olhos e pelos teus Óculos» encontra-se à venda online, na Wook e Bertrand; em diversas livrarias físicas por todo o país: Livraria Centésima Página (Braga), Livraria Até à Lua (Lagos), Livraria Aqui há gato (Santarém), Tico tico bazar (Vila do Conde), KIOSQUE (Árvore), Livraria da Zé (Ruivães, Vila Nova de Famalicão); nas Lojas da Visão online e físicas em Arouca, Vale de Cambra e Corga do Lobão; e na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.
10% das vendas do livro revertem a favor da AAICA – Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes
Já conheces este livro? Partilha comigo a tua opinião sobre ele. Obrigada!
Para sessões presenciais ou online, envia-me uma mensagem.