No dia 23 de junho de 2024, várias famílias rumaram até Pontemieiro – aldeia da freguesia de Junqueira, concelho de Vale de Cambra – para o Dia da Família, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar do Búzio. Trata-se de um evento anual que visa o convívio e o estreitamento de relações entre os vários elementos da comunidade escolar.
Este ano, «Vale de Tesouros» foi convidado a participar com a apresentação do mais recente livro da coleção – A Lenda do Calhau do Tronco –, que relata a lenda de uma moira que passou por estas terras e aí deixou um calhau. O calhau que levava à cabeça.
A equipa «Vale de Tesouros», formada pelas professoras – e amantes dos livros, da cultura e das tradições – Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves, acompanhou as crianças e as famílias numa caminhada pelas veredas da Moira – O percurso literário A Lenda do Calhau do Tronco. Os participantes foram convidados a explorar, com todos os sentidos, pormenores da natureza e a descobrir tesouros. Um percurso cheio de surpresas onde até apareceu a Moira, lá no alto, a acenar e a zelar pelos destinos de todos.
No final da caminhada, junto ao rio Amarela, as crianças construíram marcadores de página com elementos da natureza recolhidos durante o percurso.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação ofereceu ainda a cada família sócia da Associação um vale para aquisição de um livro da lenda.
Foi um dia cheio em comunhão com a natureza, com as pessoas e com as suas histórias e tradições.
E é tão importante dar a conhecer à comunidade escolar os tesouros da sua terra!
Obrigada Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar do Búzio por este dia!
«Vale de Tesouros» – projeto que nasceu de uma vontade muito grande de recolher, divulgar, valorizar e preservar o património cultural das nossas gentes, e que se materializa na criação de uma coleção de livros infantojuvenis, inspirados em lendas de todas as freguesias do concelho de Vale de Cambra, que incluem uma atividade interativa que leva as pessoas ao local-palco da lenda – continua, desta forma, a levar a cultura e as nossas histórias a todos, dos mais novos aos mais velhos.
«O percurso literário A lenda do Calhau do Tronco» é pioneiro e resultou de uma parceria com a câmara municipal e com a junta de freguesia, que financiou as duas placas informativas; e contou também com o apoio da Associação dos Amigos da Pontemieiro.