No dia 27 de março de 2024, «Vale de Tesouros» dinamizou mais um encontro ao redor das lendas das terras de Vale de Cambra, na Biblioteca Municipal – um evento promovido pela Câmara Municipal para o público sénior do concelho.
Neste Dia Mundial do Teatro, foi de uma forma teatral que se iniciou a sessão, com entrevistas às personagens das três lendas já editadas em livro, nomeadamente: ao Senhor Padre da Lenda do Cabeço do Outeiro dos Riscos, de Cepelos – que não pode estar presencialmente devido aos seus afazeres em várias paróquias, mas que marcou presença on-line, por videochamada –; à Ti Esmeralda, da Lenda da Ponte do Castelo, de Rôge; e à Ti Engrácia, da Lenda da Moura e o Tesouro das Baralhas.
Depois de uma conversa bem animada em que personagens contaram como tudo aconteceu, há muitos anos, e de leituras de excertos dos livros, houve ainda tempo para conversas. Os participantes (uns vindos de várias instituições – Centros de Dia – do concelho, outros a título individual, porque aceitaram este convite da Câmara) partilharam ainda outras histórias e tradições – que gravamos, para que não se percam. A verdadeira partilha foi, sem dúvida, o afeto e o amor pela nossa terra.
Como já vem sendo costume nestes eventos, foi sorteado pelos presentes um livro (à escolha) da coleção; e todos foram convidados para o lançamento da quarta lenda, que será em maio.
Apesar do frio e da chuva, numa sala cheia de calor humano, durante cerca de duas horas e meia, celebrou-se e respirou-se cultura, partilha, afeto, histórias e saberes.
E foi uma forma também de celebrar o Dia do Livro Português 2024, assinalado no dia 26 de março.
«Vale de Tesouros» agradece o convite à Câmara Municipal (em especial à Paula Rocha e à vereadora da Cultura, Mónica Seixas) e à equipa da Biblioteca Municipal, por tão agradável acolhimento.