Aconteceu no dia 4 de novembro, na sede da COCOME (Comissão para o Melhoramento do lugar das Baralhas) – o lançamento do livro “A Lenda da Moura e o Tesouro das Baralhas”, o número 3 da coleção “Vale de Tesouros”.
Desta vez, a lenda retratada é da freguesia de São Pedro de Castelões e o lançamento integrou a cartaz da Feira da Castanha – grande evento anual da freguesia.
Familiares, amigos e tribo do Vale de Tesouros, apesar da chuva, quiseram marcar presença no evento repleto emoções. Todas as gerações unidas numa tarde de celebração do património cultural de Vale de Cambra.
Apesar da chuva, as abertas permitiram uma visita ao local da construção do muro, que resultou num achado muito valioso – sim, este livro, além de contar a lenda de uma bela moura, conta também a história verdadeira de um tesouro – e o descerrar de uma placa, na mesma rua.
O público teve ainda a oportunidade de estar à conversa com a tia Engrácia, uma das protagonistas do livro, que quis deixar também uma mensagem aos mais novos.
Depois foi tempo de conviver e forrar o estômago com o farto lanche gentilmente cedido pela junta de freguesia e a COCOME, no excelente espaço desta associação – que acompanhou e colaborou nas pesquisas, desde o início – e de sortear um vale para usar na Feira da Castanha e um livro, o quarto desta coleção.
A tarde já ia alta – o lusco-fusco aproximava-se a passos largos – quando os últimos participantes, com conversas interrompidas, se foram embora.
Mais um tesouro para conhecer e visitar, fazendo um ou os dois percursos presentes no final do livro.